Publicado em segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 às 07:30
Baú de experimentos
Se a ideia é ser ousado e não ter limites para criar sonoridades, então Guga Machado acertou em cheio. O percussionista tira da manga ‘MafagafoJazz‘ (R$ 19,90 em média), seu trabalho de estreia.
Independente, o álbum chega àsprateleiras com 11 composições, quatro delas assinadas pelo músico. As outras, por parceiros como Renato Galozzi e Fabio Caetano, que também participam do disco.
A sonoridade de ‘Mafagafo Jazz’ não segue rótulos e traz mistura de ritmos como jazz – como sugere o título -, pop, funk e até rock.
Talvez isso explique o leque de instrumentos que Machado escolheu para a produção do álbum, que vai do sopro do saxofone e trompete, em faixas como ‘Auratune’, passando por viola caipira, alfaia, triângulo, pandeiro, timbau, zabumba, caracaxá e caxixis, na canção ‘Depirapromundo’.
E não para por aí, os músicos tiram som de plástico bolha e garrafas, tudo diluído junto aos outros instrumentos. Machado, inclusive, vai além da percussão e assina a voz em ‘Dejavu Groove’. Mas ele não é o único a cantar no álbum. Convidado especial, Jair Oliveira assume o microfone na música ‘Luz’. Vanessa Jackson canta em ‘Lounge 01’ e Thiago Bianchi cuida das vozes em ‘Aratune’, faixa orquestrada apenas pela percussão.
No Comment