Um século em três volumes

Acabo de concluir a leitura do terceiro volume da trilogia O século, de autoria de um dos mais consagrados escritores da atualidade, o britânico nascido no País de Gales Ken Follett.

São três extensos volumes que assustam sobretudo àqueles que não possuem o hábito da leitura. O susto inicial, porém, vai cedendo lugar ao encantamento proporcionado por cada uma das 2.836 páginas dos três volumes somados.

Combinando magistralmente ficção e realidade, o texto atravessa o século XX acompanhando gerações sucessivas de cinco famílias: uma inglesa, uma alemã, uma norte-americana, uma russa e uma galesa.

O primeiro volume, Queda de gigantes, tem por cenário o contexto da Primeira Guerra Mundial, fornecendo informações essenciais para a compreensão de uma realidade distante da de leitores − como eu e provavelmente a maioria dos que têm o privilégio de ler a trilogia −, cujo conhecimento da época se limita a livros escolares, filmes e documentários. Chama a atenção, evidentemente, o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria no episódio conhecido com atentado de Sarajevo, principal desencadeador do conflito.

O segundo volume, Inverno no mundo, se passa no contexto da Guerra Civil Espanhola e, em especial, da Segunda Guerra Mundial, destacando, além dos personagens das cinco famílias, nomes importantes do período como Winston Churchill, Franklin Roosevelt, Adolf Hitler, Josef Stalin e Francisco Franco. Além desses protagonistas, vale a pena ressaltar o ataque surpresa   japonês à base naval americana de Pearl Harbor, no Havaí, fator decisivo para o envolvimento mais ativo dos Estados Unidos na guerra.

O terceiro volume, Eternidade por um fio, cobre a segunda metade do século passado, tendo por pano de fundo a Guerra Fria, quando o poder mundial foi disputado por duas superpotências, Estados Unidos e União Soviética. Merecem ênfase especial os seus momentos de maior tensão como os que envolveram  a construção do Muro de Berlim e os episódios na Cuba de Fidel Castro: a frustrada invasão da Baía dos Porcos e a crise dos mísseis. Foram momentos em que a humanidade temeu um terceiro conflito mundial, com consequências terríveis em função do grau de destruição das armas disponíveis, não apenas por parte das grandes potências, mas também por alguns países espalhados pelo planeta.

Sem dúvida alguma, aprendi mais nessa leitura do que havia aprendido nos livros de História, razão pela qual incluo, seguramente, a trilogia de Ken Follett entre as melhores leituras de minha vida, o que não é pouco para quem se reconhece sem qualquer vergonha como um leitor apaixonado.

 

Referências e indicações bibliográficas

FOLLETT, Ken. Queda de gigantes. Tradução de Fernanda Abreu com a colaboração de Fabiano Morais. São Paulo: Arqueiro, 2010.

_______________ Inverno no mundo. Tradução de Fernanda Abreu. São Paulo: Arqueiro, 2012.

_______________ Eternidade por um fio. Tradução de Fernanda Abreu. São Paulo: Arqueiro, 2014.

MAGLIOLI, Demétrio (organizador). História das guerras. São Paulo: Contexto, 2006.

REED, John. Os dez dias que abalaram o mundo. Tradução de José Octávio. São Paulo: Círculo do Livro, s/d.

Referências cinematográficas

O DESTINO DE UMA NAÇÃO

Diretor: Joe Wright

Roteiro: Anthony McCarten

Elenco: Gary Oldman, Lily James, Kristin Scot Thomas, Ben Mendelsohn, Ronald Pickup, Joe Armstrong, Stephen Dillane

Gênero: Drama de guerra

Lançamento: 11 de janeiro de 2018 (Brasil)

Duração: 2h05

 

OUTUBRO

Direção e roteiro: Serguei Eisenstein e Grigori Aleksandrov

Elenco: Vladimir Popov, Vasili Nikandrov, Lyaschenko, Boris Livanov

Gênero: Documentário

Lançamento: 7 de novembro de 1927

Duração: 2h22

 

REDS

Diretor: Warren Beatty

Roteiro: Warren Beatty, Trevor Griffths, Elaine May, Jeremy Pikser e Peter Feibleman

Elenco: Warren Beatty, Diane Keaton, Edward Herrmann, Jack Nicholson, Gene Hackman, Paul Sorvino, Maureen Stapleton

Gênero: Biografia

Lançamento: 22 de fevereiro de 1982 (Brasil)

Duração: 3h15

 

TORA! TORA! TORA!

Direção: Akira Kurosawa, Richard Fleischer, Kinji Fukasaku, Toshio Masuda

Roteiro: Hideo Oguni

Elenco: Martin Balsam, E. G. Marshall, James Whitmore

Gênero: Guerra

Lançamento: 20 de novembro de 1970

Duração: 2h24

 

13 DIAS QUE ABALARAM O MUNDO

Direção: Roger Donaldson

Elenco: Kevin Costner, Bruce Greenwood, Steven Culp, Shawn Driscoll, Drake Cook, Stephanie Romanov

Gênero: Ficção histórica

Lançamento: 25 de dezembro de 2000 (EUA)

Duração: 2h25